Zambézia é uma animação lançada em 2012, produzida na África do Sul. A história é a mesma de sempre: um jovem falcão discute os limites impostos pelo pai e acaba saindo do ninho. Seu destino é a cidade de Zambézia, um lugar utópico onde convivem aves de tudo quanto é tipo. Claro, o lugar é ameaçado e todos precisam se unir para defendê-lo. A história é bonitinha, mas cheia de clichês. O 3D também não é excepcional, como em a Lenda dos Guardiões, mas Zambézia ganha em um aspecto: a enorme variedade personagens e, consequentemente, de espécies de aves retratadas!
Enquanto não dá para ir até a África e conhecer as aves de verdade, me diverti bastante identificando os personagens do filme. Não tenho certeza absoluta de todas, até porque existe muita licença poética, mas foi um exercício interessante. Abaixo estão os personagens principais e mais alguns que aparecem bastante na história. Há muitos outros, incluindo pica-paus, grous-coroados (Balearica regulorum), martins-pescadores e alguns tipos de bee-eaters (comedores de abelhas, conhecidos em português de Portugal como “abelheiros” ou “abelharucos”). Todas são aves nativas do continente africano.
Divirta-se!
KAI e TENDAI

Kai e Tendai são falcões-peregrinos (Falco peregrinus), uma ave de rapina cosmopolita que pode ser encontrada em todos os continentes, exceto na Antártida. Os indivíduos jovens são mais escuros e amarronzados que os adultos. No filme parece que as cores foram invertidas, o pai (Tendai, à esquerda) ficou com a plumagem mais parecida com a de um juvenil.
SEKHURU

O sábio Sekhuru (pra quem Leonard Nimoy empresta a voz!) é uma águia-pescadora-africana (Haliaeetus vocifer). Esta espécie ocorre na África, na região ao sul do deserto do Saara. Alimenta-se de peixes.
ZOE

Zoe é um peneireiro-de-asa-preta (Elanus caeruleus), gavião encontrado na África e Eurásia. É muito parecido com o nosso gavião-peneira (Elanus leucurus).
AJAX

Ajax é um abutre-barbudo (Gypaetus barbatus), também conhecido como quebra-ossos. Esta espécie ocorre na África e Eurásia e é especializada em comer ossos! Quando os ossos são muito grandes, o abutre-barbudo precisa primeiro quebrá-los. Para isso, levanta voo e derruba o osso lá do alto, sobre uma superfície bem dura.
CECIL e MORTON

Os marabus-africanos (Leptoptilos crumeniferus) começam o filme como inimigos das aves de Zambézia. Na vida real, eles são aves de comportamento parecido com os urubus, alimentado-se de carcaças. Mas, muito oportunistas, também podem comer ovos, filhotes de outras aves, peixes e pequenos répteis e mamíferos. Os marabus são encontrados na África Subsaariana.
EZEE

Ezee é um curiango. É difícil dizer de qual espécie, pois eles são todos muito parecidos! Os curiangos são aves noturnas, e é por isso que na história Ezee é o único que consegue enxergar bem a noite.
GOGO

A aventureira e atrapalhada Gogo é um tipo de cegonha encontrada apenas na África, cuja espécie não tem nome em português. Em inglês é chamada de Saddle-billed stork (Ephippiorhynchus senegalensis).
TINI

A pequena Tini é uma ave tecelã. Provavelmente pertence à espécie Quelea quelea, que é considerada a ave mais abundante do planeta. Acredita-se que existem entre 3 e 10 bilhões de indivíduos! Os machos apresentam uma máscara preta na face, as fêmeas não. São encontrados na África e constroem ninhos comunais, trançando palha e ramos finos.
MUSHANA

O faz-tudo da cidade de Zambézia é uma pomba, mas de um tipo que só habita a África e a Ásia. Conhecidas como “pombas-verdes”, elas se alimentam de frutas e sementes. A espécie da foto é uma Thick-billed Green Pigeon (Treron curvirostra).
PAVI

Pavi e seu bando são íbis-sagradas (Threskiornis aethiopicus). Esta ave é encontrada na África e teve grande importância na mitologia egípcia, sendo considerada o símbolo do deus Tot.
NEVILLE e sua esposa

O casal de agapornis, também conhecido como periquitos-namorados, é muito engraçado! Infelizmente, muita gente ainda mantém esse tipo de periquito em gaiolas, por serem simpáticos e afetuosos. Esta espécie, Agapornis lilianae, é encontrada apenas em uma pequena região da África, que abrange partes da Tanzânia, Malawi, Zâmbia, Zimbabwe e Moçambique.
DODO

A galinha-d’angola (Numida meleagris) é provavelmente a ave mais fácil de identificar de todo o filme!
Locutor (sem nome)

O papagaio-do-congo (Psittacus erithacus) é um psitacídeo encontrado na região central da África. É considerado uma das aves mais inteligentes que existe e já foi muito utilizada em experimentos científicos sobre aprendizado.
Passarinhas fofoqueiras (sem nome)
Mãe e filhote (sem nome)

Eles são poupas (Upupa epops), espécie encontrada na África, Europa e Ásia. Alimentam-se de insetos e pequenos vertebrados. É considerada a ave nacional de Israel.
9 Comentários
Adorei essa parte, querida! Muito bem feito, parabéns!
Obrigada Ivan! Me diverti bastante escrevendo este post! :)
Ameei . . . Muito legal!!
<3 <3 :D
Parabéns por nós proporcionar sabedoria. Adorei aprender, assim como a animação é uma gracinha.
Alguém foi perdoado no final desse filme?
O locutor tem um nome, o nome é Phil Lammar.
Natália!!! Que post mão-na-roda heim hahaha…. muito bom! Gostei do filme e como devo levar para a prof. da escola, esse post vai ser super importante! =D Valeu!!!
Que bom que esse post ainda tem alguma utilidade, tantos anos depois! :)