#vempassarinhar

19º #vempassarinhar do Observatório de Aves – Instituto Butantan

Acho que tinha 8 ou 9 anos de idade quando estive no Instituto Butantan pela primeira vez. Era um passeio da escola e a turma toda estava lá para conhecer as temíveis serpentes! Se você passou a infância em São Paulo sabe do que estou falando e provavelmente também guarda muitas lembranças deste lugar. Quem imaginaria que, tantos anos depois, eu estaria lá novamente? Mas desta vez para observar aves!

suiriri

Suiriri (Tyrannus melancholicus). Foto: Victor Skrabe

O #vempassarinhar é um evento mensal e gratuito promovido pelo Observatório de Aves do Instituto Butantan. A 19ª edição aconteceu no último sábado. Logo cedo, às 7 horas da manhã, um grupo animado já estava reunido e pronto para começar a caminhada. O pessoal da organização disponibilizou binóculos e guias de campo e logo em seguida o biólogo Luciano Lima, que foi nosso guia, começou a mostrar a diversidade de aves que estavam ao nosso redor.

#vempassarinhar

Todos de olho no casal de peiticas e seu ninho

Bem-te-vis, suiriris, sabiás, juruviaras, pitiguaris… Até mesmo o pouco conhecido (embora muito comum) andorinhão-do-temporal estava voando lá no alto. Pausa para ouvir o canto (ou será um soluço?) do bem-te-vi-rajado, espécie migrante. Enquanto isso, no alto das palmeiras, frutinhos vermelhos atraíam muitas espécies, como o periquito-rico e o sabiá-una. Mas foi a pequena e discreta peitica que fez todos pararem, binóculos e câmeras em punho, afinal encontramos seu ninho!

peitica

Peitica (Empidonomus varius)

Durante a caminhada pela área urbana do instituto encontramos três espécies de pica-pau: o joão-velho, o pica-pau-de-banda-branca e o picapauzinho-verde-carijó. Depois entramos numa trilha dentro da área de preservação, onde encontramos saracura-sanã, pula-pula, gavião-asa-de-telha… Antes de ir embora, ainda vimos o quarto pica-pau do dia: o minúsculo pica-pau-anão-de-coleira.

Dryocopus lineatus macho

Pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus), macho.

Após a caminhada paramos para descansar, fazer um boquinha e bater papo com novos e velhos  amigos. O #vempassarinhar sempre traz um convidado especial e o papo de passarinho do dia foi com o ilustrador Fredy Pallinger. Ele falou sobre seu trabalho mais recente, o livro Tucanos e Araçaris Neotropicais.

tucanos e araçaris neotropicais

Papo de passarinho com Fredy Pallinger

O #vempassarinhar junta tudo que a observação de aves tem de bom: passarinhos, troca de conhecimentos, pessoas. O evento reúne observadores de aves de todas as idades e com as histórias de vida mais diversas. Quanta gente bacana tive a oportunidade de conhecer nesta bela manhã de sábado!

Para saber quando serão os próximos passeios, visite a página do facebook do Observatório de Aves - Instituto Butantan

(*) Da esquerda para a direita, as aves que estão na capa deste post são: alma-de-gato, sabiá-una e joão-velho.