#dabday

8 de Abril é dia de desenhar aves!

O dia 8 de Abril não é nenhum feriado, mas é celebrado em todo o mundo. Nesta data as redes sociais ficam abarrotadas de desenhos de pássaros, dos rabiscos mais singelos às mais belas obras de arte. É, simplesmente, o dia de desenhar uma ave. Ou, em sua versão original: Draw a Bird Day.

Não sei se a história por trás desta data é verdadeira, mas vale a pena conhecê-la:

Dorie Cooper era uma menina de 7 anos que vivia na Inglaterra na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial. O tio de Dorie havia sido ferido na guerra e ela e sua mãe foram visitá-lo no hospital. Ele havia perdido uma perna e estava inconsolável. Para tentar animá-lo, Dorie pediu para ele desenhar um pássaro. Ele olhou pela janela e desenhou um Robin (uma ave muito comum na Europa, conhecida em Portugal como pisco-de-peito-ruivo).

Dorie achou que o desenho ficou horrível e, rindo, disse para seu tio que ele era um péssimo artista. Mas também disse que ficaria com o desenho e iria pendurá-lo em seu quarto. Tamanha honestidade divertiu o tio, assim como outros soldados que presenciavam a cena, elevando seus ânimos. A partir de então, toda vez que Dorie visitava seu tio no hospital todos competiam para fazer o melhor desenho. Em pouco tempo as paredes daquela ala estavam cobertas de desenhos de aves.

Infelizmente poucos anos depois a pequena Dorie morreu em um acidente de carro. Em seu funeral, o caixão foi coberto de desenhos feitos por soldados, médicos e enfermeiras que presenciaram a alegria que ela trazia durante suas visitas ao hospital. Desde então aquelas pessoas continuaram desenhando aves para relembrar Dorie, celebrando o Draw a Bird Day em 8 de Abril, data de seu aniversário.

(Adaptado de: www.dabday.com)

Seja esta história lenda ou não, o Draw a Bird Day é uma data para lembrar das coisas simples da vida, tão simples quanto rabiscar um pássaro em um guardanapo. Então, neste 8 de Abril fica o convite: reserve cinco minutinhos do seu dia para fazer alguém sorrir com seu talento artístico (ou com a falta dele!). Se precisar de inspiração, só aqui no Brasil temos quase 2 mil espécies de aves. Basta olhar pela janela ou dar uma espiadinha no Wikiaves

Para compartilhar nas redes sociais, marque o desenho com as hashtags #DrawABirdDay ou #dabday.