Uma vez por ano, observadores de aves de todos os cantos do mundo se esforçam para registrar o maior número de espécies possível em 24 horas. O grande e aguardado dia é conhecido como Global Big Day e acontece sempre em Maio. O evento é organizado desde 2015 pelo Laboratório de Ornitologia de Cornell e tem alcançado números recordes a cada edição. No ano passado, 28 mil pessoas de todos os continentes participaram do Global Big Day. Juntas, registraram 6.899 espécies de aves. Ou seja, em apenas um dia foi possível coletar dados de aproximadamente 70% de todas as espécies de aves que existem no planeta!
O Global Big Day 2019 acontecerá dia 04 de Maio e, para participar, é só abrir uma conta no eBird e registrar lá as observações feitas nesta data. Qualquer pessoa, esteja onde estiver, pode contribuir. Vale observar aves pela janela, no quintal, na praça, no parque da cidade… todas as aves contam!
Alguns observadores gostam de se reunir em equipes e planejam verdadeiras expedições para tentar documentar o maior número de espécies possível. Rola alguma competição, tanto entre equipes como entre países. Em 2018 o Brasil ficou em quarto lugar com 1.036 espécies observadas (pouco mais da metade das espécies de aves que ocorrem em nosso país). Ficamos atrás somente da Colômbia, Peru e Equador. Não é por acaso: a América do Sul abriga a maior biodiversidade de aves do planeta e é um privilégio passarinhar por aqui. Já em número de listas, os EUA foram líderes absolutos com mais de 45 mil listas submetidas. Um reflexo de como a cultura do birdwatching é forte por lá.
A competição pode ser divertida, mas o Global Big Day vai muito além da farra. A enorme quantidade de informações depositadas na plataforma eBird (não só nesta data, mas em todos os dias do ano) viabiliza estudos importantes sobre populações de aves em todo o mundo. Esse conhecimento é essencial para fundamentar políticas para garantir a conservação das espécies. Um ótimo exemplo do que é possível alcançar com a Ciência Cidadã.
Crédito da imagem na capa do post: Global Big Day Map, criado por Luke Seitz