Quer um feed mais alegre? Deixe os passarinhos invadirem seu Instagram!
Tem muita, mas muita gente publicando conteúdo bacana sobre observação de aves e ornitologia no Instagram. Esses são alguns dos perfis de projetos, laboratórios e ongs que sigo, para me manter informada e também para colorir meu dia a dia com belas fotos de nossa avifauna. E você? Quais perfis segue? Deixe mais sugestões nos comentários!
Veja também: 20 páginas para curtir no Facebook

O OAMa – Observatório de Aves da Mantiqueira – é uma iniciativa independente e sem fins lucrativos para o estudo e conservação das aves na Mata Atlântica, em especial, na Serra da Mantiqueira.

Projeto de extensão da Unesp Rio Claro que busca promover a observação de aves entre os moradores da cidade de Rio Claro – SP.

O Projeto Aves de Noronha promove a conservação da natureza em um dos arquipélagos mais famosos do mundo, através da observação de aves.

Águias, gaviões, falcões, urubus e corujas do Brasil. Perfil oficial do site de mesmo nome.

A BirdLife International é uma aliança de ongs parceiras que lutam pela conservação das aves e seus habitats em todo o mundo. Em nosso país ela é representada pela SAVE Brasil.

O projeto Bem-te-ouvi é um guia de vocalização das aves urbanas do estado de São Paulo e tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência visual nas atividades de passarinhadas, permitindo o reconhecimento de algumas espécies através do canto.

O CEO – Centro de Estudos Ornitológicos – é uma ong fundada em 1984 e dedicada à observação de aves, ornitologia e temas correlatos.

O eBird é uma plataforma de ciência cidadã que permite criar e armazenar listas de aves observadas em qualquer lugar no mundo. No perfil do Instagram eles divulgam fotos lindíssimas que foram incluídas na plataforma por seus usuários.

Grupo de estudos e pesquisas em Ornitologia da Universidade Federal do Ceará.

Perfil oficial do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres.

O Projeto Arara Azul monitora ninhos naturais e artificiais de araras-azuis no Pantanal há quase 30 anos!

Promove passarinhadas abertas em Campo Grande – MS e atua na promoção do ecoturismo sustentável.

Organização socioambiental e cultural que atua desde 2011. Tem como objetivo estimular o desenvolvimento da empatia pela natureza, animais silvestres e populações tradicionais.

Laboratório de Ornitologia (UFSCar campus Sorocaba)
Perfil de divulgação das atividades do Laboratório de Ornitologia e Conservação da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

Laboratório de Ornitologia (Universidade Estadual do Maranhão)
Perfil que divulga as pesquisas, cursos e atividades de campo realizados pelos membros do Laboratório de Ornitologia da Universidade Federal do Maranhão.

Perfil recheado de fotos lindas, que fazem parte do imenso acervo de mídia da Macaulay Library. A biblioteca também armazena arquivos de áudio e vídeo enviados por birders de todo o mundo.

Perfil do Laboratório do Museu Biológico do Instituto Butantan, que desenvolve pesquisa e divulgação científica nas áreas de biodiversidade, monitoramento e ciência cidadã.

Perfil que divulga as atividades desenvolvidas no Laboratório de Ornitologia da Universidade Federal do Acre.

Perfil que divulga as atividades de pesquisa do Laboratório de Ornitologia da Universidade Federal de Pernambuco.

Setor de Ornitologia do Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Passarinhando pelo Brasil é um projeto em prol da divulgação das aves do Brasil, assim como da biodiversidade em geral. O projeto também tem um canal no YouTube.

Iniciativa nacional para a conservação dos papagaios. Lugar de papagaio é na natureza!

Perfil que divulga as ações implementadas pelo Plano de Ação Nacional para Conservação da Ararinha-azul, do ICMBio.

O projeto tem como missão proteger os albatrozes e outras aves marinhas. Tem base nas cidades de Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ).

Projeto de ciência cidadã que criou uma rede de avistamento da andorinha-azul com o objetivo de obter mais informações sobre a espécie e suas rotas migratórias.

O projeto monitora populações do bicudinho-do-brejo, um pequeno passarinho que somente pode ser encontrado em brejos salinos do sul do Brasil.

Pesquisa e conservação do bicudo (Sporophila maximiliani) e seu habitat.

Projeto de pesquisa e conservação do caboclinho-de-chapéu-cinzento (Sporophila cinnamomea).

Projeto “Eu vi uma ave usando pulseiras!?”
Com a ajuda dos observadores de aves, o projeto tem como objetivo coletar dados sobre a localização e o comportamento de diversas aves que estão recebendo anilhas de identificação.

Criado em 1997, o projeto mapeia e monitora ninhos de harpia por todo o país.

Projeto Jardins da Arara de Lear
Projeto que visa conservar e ampliar a disponibilidade de palmeiras Licuri, cujos frutos são a base da alimentação das araras-azuis-de-lear. Estas araras são endêmicas do Brasil e só podem ser encontradas em algumas localidades no norte da Bahia.

A SAVE Brasil faz parte da Aliança BirdLife International e representa a instituição aqui no Brasil.

O projeto #VemPassarinharCE organiza passarinhadas abertas ao público, buscando aproximar as pessoas da natureza através da observação de aves.

Fique sabendo de todas as passarinhadas abertas organizadas pelo programa #VemPassarinharRJ do Instituto Estadual do Ambiente – INEA.

Perfil do site WikiAves, plataforma gratuita que oferece ferramentas para o controle de registros fotográficos e sonoros de aves, assim como uma extensa gama de informações sobre espécies de aves que ocorrem no Brasil.