Comecei o ano com uma nova meta: carimbar todas as páginas deste passaporte azul! São 26 áreas protegidas localizadas no Estado de São Paulo, especialmente selecionadas pela Fundação Florestal para a observação de aves.
O Passaporte Aves de São Paulo (lançado em 2019) e o Passaporte das Trilhas do Estado de São Paulo (lançado em 2008) foram criados com o objetivo de aproximar a população das áreas verdes do nosso Estado. Ambos estão disponíveis em versão digital gratuita (é só clicar nos links para baixar) e também é possível obter a versão impressa em alguns lugares. Infelizmente a informação mais recente que recebi é que o Passaporte Aves de São Paulo está esgotado, então quem quiser o passaporte impresso vai precisar aguardar uma reimpressão.
Os passaportes trazem informações sobre cada Unidade de Conservação (UC) e são lindos. Dá vontade de visitar todos os lugares! Só estranhei que, embora as instruções nos próprios passaportes indiquem que eles devem ser carimbados em cada UC visitada, não foi o que aconteceu em minha primeira passarinhada, no Parque Villa Lobos. O funcionário encarregado pediu que eu assinasse uma lista, mas não carimbou meu passaporte. Algum tempo atrás eu tive uma experiência muito legal preenchendo o passaporte do Caminho de Santiago de Compostela. Os carimbos, exclusivos de cada local visitado, acabaram virando uma recordação muito vívida da viagem. Esperava algo parecido deste passaporte de aves.
Enfim, o que realmente importa são as espécies que poderei observar nestes 26 lugares e as boas companhias que terei comigo! Não sei quanto tempo vou demorar para poder passarinhar em todas as UCs, mas vou encarar como um desafio pessoal para conhecer melhor o meu Estado natal.
Abaixo está uma lista das Unidades de Conservação que estão incluídas no Passaporte Aves de São Paulo. Aos poucos vou contando como foi cada passarinhada e colocando os links para os posts aqui. Alguns lugares já conheço (vou marca-los com um asterisco), mas pretendo visitar novamente.
- APA Tanquã-Rio Piracicaba * (Piracicaba)
- Área de Proteção Ambiental Tejupá (Botucatu)
- Estação Experimental de Itirapina (Itirapina)
- Estação Experimental Mogi Guaçu (Mogi Guaçu)
- Estação Experimental de Tupi (Piracicaba)
- Floresta Estadual Avaré I (Avaré)
- Parque Estadual Campos do Jordão (Campos do Jordão)
- Parque Estadual Cantareira – Núcleo Pedra Grande * (São Paulo)
- Parque Estadual Carlos Botelho (São Miguel Arcanjo)
- Parque Estadual Caverna do Diabo (Eldorado)
- Parque Estadual das Fontes do Ipiranga * (São Paulo)
- Parque Estadual Ecológico Guarapiranga (São Paulo)
- Parque Estadual Furnas do Bom Jesus (Pedregulho)
- Parque Estadual Ilha do Cardoso (Canané ia)
- Parque Estadual Ilhabela (Ilhabela)
- Parque Estadual Intervales (Ribeirão Grande)
- Parque Estadual Morro do Diabo (Teodoro Sampaio)
- Parque Estadual Porto Ferreira * (Porto Ferreira)
- Parque Estadual Rio Turvo – Núcleo Cedro (Barra do Turvo)
- Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba (Caraguatatuba)
- Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha (Cunha)
- Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Curututu (São Paulo)
- Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Padre Dória (Salesópolis)
- Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba (Ubatuba)
- Parque Estadual Vassununga * (Santa Rita do Passa Quatro)
- Parque Estadual Villa Lobos (São Paulo)
OBSERVAÇÃO: Os pontos localizados no mapa acima são apenas para referência, confira o endereço de cada UC no site Guia de Áreas Protegidas. Algumas UCs têm mais de uma portaria.
2 Comentários
O Parque Villa Lobos tem tido uma administração bem mais ou menos nos últimos anos.
Lembro da primeira vez que fui fotografar lá e me pediram uma autorização senão não poderia, isso pq não era nem ensaio, era natureza mesmo. Só que não tinha essa informação explícita em local algum do parque. Enfim, nunca mais fotografei lá pela péssima experiência
Infelizmente também já passei por isso algumas vezes. No Parque Ibirapuera e no Parque da Aclimação isso sempre acontece… O que tem resolvido é andar com um formulário de autorização permanente que a prefeitura criou há alguns anos. Imprimi, assinei e mantenho sempre comigo. Serve para os parques do município de São Paulo. Segue o link para o formulário: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/AutorizacaoPermanenteObservadoresDeAves_Rev.pdf