bird anatomy

Lançamento: Software Anatomia das Aves em 3D

Saiu, esta semana, a primeira versão do Software Anatomia das Aves em 3D, possivelmente o primeiro programa desenvolvido especificamente para auxiliar o ensino de anatomia de aves. Com ele é possível fazer uma “dissecação virtual” de um pombo doméstico (Columba livia), espécie que foi escolhida por ser muito utilizada em aulas práticas nos cursos de graduação em Ciências Biológicas.

Trabalho como consultora deste projeto há alguns meses, e nunca imaginei que desse tanto trabalho produzir este tipo de material! Cada pena, osso, músculo e órgão precisa ser modelado em três dimensões, texturizado (para ficar mais parecido com a estrutura real) e receber uma legenda. Na verdade, duas legendas, pois por enquanto o software está disponível em português (sim!!!) e em inglês. E isso tudo sem contar a parte da programação, que é a mágica que faz o conjunto todo funcionar.

Quem faz tudo isso é o pessoal da Biosphera, empresa brasileira que cria ferramentas para auxiliar o ensino e o estudo de anatomia desde 2005. Por exemplo, eles já desenvolveram softwares semelhantes sobre o cão e o cavalo, utilizados principalmente por veterinários. Há também um software específico sobre o corpo humano, utilizado por fisioterapeutas, médicos e profissionais da Educação Física. Mas criar o modelo de uma ave em três dimensões foi uma tarefa bem diferente dos trabalhos anteriores. O maior desafio? As penas! Principalmente as da asa, que precisaram ser adicionadas e ajustadas uma a uma, de modo que sua disposição ficasse o mais fiel possível da real: rêmiges primárias, rêmiges secundárias, alula, grandes coberteiras… Não foi fácil!

O software ainda está na versão beta, o que significa que pode conter alguns erros, mas já encontra-se totalmente funcional. Quem quiser aproveitar, esta versão está com 20% de desconto, e dá direito a todas as futuras atualizações sem nenhum custo adicional. E mais pra frente deve ser lançada uma versão para Android (tablets e smartphones).

bird heart

Em destaque: coração

esterno ave

Em destaque: osso esterno, com uma grande quilha onde se inserem os músculos responsáveis pelo voo.