Onde fazer um estágio em ornitologia?

Onde fazer um estágio em ornitologia?

Quero ser ornitólogo. E aí? Por onde eu começo?

A ornitologia é um campo de estudos bastante amplo. Muita gente que pretende se aventurar nesta área, talvez a maioria, quer ir pro meio do mato e ver as aves livres na natureza. Armar redes-de-neblina, realizar levantamentos de espécies e estudar seu comportamento. Mas há muitas outras possibilidades!

Além do trabalho de campo, o ornitólogo também pode realizar pesquisas em laboratórios e museus. Pode estudar a anatomia de uma determinada família de aves a partir de exemplares depositados em coleções científicas. Pode fazer estudos de sistemática e evolução em um laboratório de genética. Pode se especializar em bioacústica e analisar o canto das aves. Pode recorrer aos últimos avanços tecnológicos e estudar migrações em tempo real. Pode pesquisar os parasitas que vivem no corpo das aves, que não são poucos…

Essas são só algumas das várias áreas de atuação possíveis para quem quer se especializar em aves. Mas não responde a pergunta inicial: onde fazer um estágio em ornitologia? Bom, vai depender do que você quer, e também vai depender bastante de onde você está. Talvez na sua faculdade não exista um laboratório específico de ornitologia, mas pode ser que algum professor entenda do assunto e possa te orientar em um projeto de iniciação científica. Se necessário sempre dá para procurar alguém de outra instituição para ser seu coorientador.

Seguem aqui alguns links de grupos e instituições que trabalham com aves:

- Lista de grupos de pesquisa em ornitologia

- Lista de museus e coleções ornitológicas

- Lista de ONGs e projetos conservacionistas

Estas listas não estão completas, provavelmente nunca estarão. Mas é só avisar que acrescento quem estiver faltando! Podem usar os comentários abaixo, ou entrar em contato.

Para quem quer se aventurar no exterior, o site Conservation Carrers tem sempre alguma vaga para voluntários em projetos bem bacanas, muitos deles voltados para a conservação de aves. Não custa dar uma olhada…

Crédito da foto: © Nomadic Lass