parque geológico do varvito

Passarinhando no Parque do Varvito, Itu – SP

Sempre que passo por Itu vejo placas indicando o Parque Geológico do Varvito. Semana passada, a caminho da Trilha dos Tucanos, resolvemos parar por ali para matar a curiosidade e esticar um pouco as pernas. O parque é pequeno, mas simpático. Sua grande atração é o paredão de varvito, um tipo de rocha sedimentar.

parque geológico do varvito

Paredão de varvito

No passado havia um grande lago ali. Sedimentos foram se acumulando no fundo deste lago, dando origem a esta rocha formada por várias lâminas ou camadas. A contagem destas camadas indica que o lago existiu por aproximadamente 300 anos.

Mesmo que geologia não seja sua grande paixão, vale a pena fazer uma visita. O visual é muito interessante e você fica se perguntando como a natureza criou algo tão certinho e preciso. Além disso, o parque do varvito é bastante arborizado. O jardineiro me garantiu: tem muito passarinho aqui!

pitiguari

Pitiguari (Cyclarhis gujanensis)

Ficamos cerca de uma hora perambulando por lá. Realmente, tinha muito passarinho! Uma coisa que gostei bastante é que como o parque não é plano, existem vários pontos em que temos uma boa visão da copa das árvores. Dá para observar as aves na altura dos olhos. Foi assim que fotografei o pitiguari e a saíra-amarela. Também vimos a saíra-de-chapéu-preto, sanhaço-do-coqueiro, bentevizinho-de-penacho-vermelho e muitos outros! A lista completa está lá no Táxeus.

saíra-amarela fêmea

Saíra-amarela (Tangara cayana) fêmea

Ao lado do paredão de varvito há uma pequeno lago artificial, onde os bem-te-vis fazem a maior bagunça. O lugar também é frequentado pelo martim-pescador-grande. Perto da portaria há um pequeno comedouro. Quando passamos por ali, umas cinco da tarde (o parque já estava fechando), já não tinha quase nenhuma fruta, mas o sabiá-do-campo insistia em procurar.

sabiá-do-campo

Sabiá-do-campo (Mimus saturninus)

Era sexta-feira e o parque do varvito estava bem tranquilo, somente alguns visitantes. Imagino que durante o fim de semana o lugar fique mais agitado. Gostei, valeu o passeio e a aula prática de geologia!