O Parque do Ibirapuera é o orgulho dos paulistanos. Com cerca de 1,6 milhões de metros quadrados, ele é um dos maiores parques urbanos da cidade de São Paulo. E é uma ótima alternativa para passarinhar! Nos fins de semana pode ser um pouco difícil, pois logo cedo o parque fica lotado de caminhantes, corredores, ciclistas e skatistas. Mas durante a semana dá pra curtir os passarinhos com mais tranquilidade.
Mais de 100 espécies de aves já foram registradas no Ibirapuera. A Divisão de Fauna da prefeitura lançou até um guia das aves que ocorrem no parque, mas eu nunca consegui um exemplar. Montei uma pequena galeria de fotos com as aves que já observei por lá, e destaco aqui alguns dos moradores mais ilustres do parque:
Acredito que está é a ave mais popular do Ibirapuera. Todo mundo que passa perto do lago tenta tirar uma foto deles! Grandes e imponentes, os cisnes-negros são aves nativas da Austrália.
Este mergulhão é uma ave aquática muito comum no Brasil, encontrado em lagos e e açudes. Mergulha para pegar peixes, sua principal fonte de alimento. Em geral é bastante discreto, mas muito fácil de observar no lago do Ibirapuera.
Há várias espécies de garças no Ibirapuera, mas esta é a mais fácil de encontrar. A garça-branca-grande pode ter até 90 cm e alimenta-se de peixes.
O biguá é outra ave aquática que mergulha para capturar peixes. Depois do mergulho ele estende suas asas ao sol para secar as penas.
Veja mais espécies de aves que podem ser encontradas no Ibirapuera na galeria de fotos.