Descobrir e catalogar animais era algo relativamente fácil nos tempos de Darwin. Bastava viajar para algum lugar exótico e coletar vários exemplares. Sempre aparecia alguma novidade. Hoje é bem mais difícil se deparar com uma espécie que ninguém tenha visto antes, principalmente de ave ou mamífero. Mas não é impossível. Este ano mesmo 15 espécies de aves da Amazônia foram descritas. Um grande feito! Imagine então encontrar uma nova espécie em uma área urbana, bem debaixo do nariz de todos?
Pois foi isso que aconteceu em Phnom Penh, uma cidade com mais de 2 milhões de habitantes, capital do Camboja. Pesquisadores estavam capturando aves para estudos de rotina, sobre a gripe aviária, e começaram a encontrar alguns “Tailorbirds” que eram um pouco diferentes da espécie conhecida na região. Isso foi em 2009. De lá pra cá, curiosos, fizeram buscas mais direcionadas, e encontraram pelo menos 100 indivíduos que pertenciam a uma nova espécie, em várias localidades de Phnom Penh e proximidades. De acordo com um artigo da BBC, o pássaro foi visto até mesmo em um canteiro de obras, onde está sendo construída uma rodovia.
Para confirmar que se tratava de uma nova espécie, os pesquisadores também fizeram testes genéticos e analisaram o padrão de seu canto. A ave foi batizada Orthotomus chaktomuk, uma referência ao local onde é encontrada (Phnom Penh era conhecida como Krong Chaktomuk, que no dialeto local significa “Cidade de Quatro Faces”). Popularmente, a ave é chamada de Cambodian Tailorbird, que em português seria algo como “Alfaiate do Camboja”.
Referências
S. P. MAHOOD, A. J. I. JOHN, J. C. EAMES, C. H. OLIVEROS, R. G. MOYLE, HONG CHAMNAN, C. M. POOLE, H. NIELSEN, & F. H. SHELDON (2013). A new species of lowland tailorbird (Passeriformes: Cisticolidae: Orthotomus) from the Mekong floodplain of Cambodia FORKTAIL, 29, 1-14
Cambodian tailorbird: A new species seen in Phnom Penh [BBC]