Acasos da vida me levaram à Tailândia, um lugar que nunca imaginei que iria conhecer. Vou ficar um tempo trabalhando por aqui e pretendo passarinhar muuuuito! É minha primeira viagem ao sudeste asiático, então todas as aves daqui são para mim ilustres desconhecidas. E não são poucas, mais de 1.000 espécies ocorrem na região.
Nossa primeira parada foi em Bangkok, a capital do país. Fazia um calor insuportável, mesmo assim encontramos muitas aves nas praças e parques. A cidade é razoavelmente arborizada e tem muitas áreas verdes. O pequeno e belo Saranrom Royal Garden fica perto da maior parte das atrações turísticas. Lá encontramos corvos enormes. Sempre fico impressionada com o tamanho deles. No Brasil as gralhas são as únicas representantes da família Corvidae e elas são bem menores que seus parentes na Ásia e Europa.
Neste mesmo jardim vimos três representantes da família Sturnidae, a família dos estorninhos, que não são encontrados no Brasil. As três espécies são extremamente comuns em toda a Tailândia: Common Myna, White-vented Myna e Black-collared Starling.
Não há ave urbana mais típica que o pardal. Mas até os pardais daqui são diferentes. Pertencem à espécie Passer montanus. Ainda não consegui tirar uma foto boa, mas dá pra notar uma manchinha preta na região da “bochecha”. Nossos pardais não têm essa mancha.
Como qualquer metrópole, Bangkok abriga uma infinidade de pombas. Muita gente ainda alimenta os pombos-domésticos, que proliferam pelas ruas. Mas nos parques você encontra outras pombas, nativas daqui e muito bonitas, como a Zebra Dove e a Spotted Dove.
Aos fins de semana fica aberto um dos maiores mercados do mundo, o Chatuchak Market. Foi uma experiência maluca andar por aqueles corredores intermináveis, naquele calor, passando por centenas de lojinhas que vendem de tudo: flores, roupas, bijuterias, comida, artesanato, animais (foi revoltante ver isso), pedras, conchas, pinturas… Andamos por umas duas horas e não percorremos nem metade do mercado. Depois desta verdadeira maratona, fomos até o parque ao lado para respirar um pouco de ar fresco.
Esquilos por toda parte, pessoas fazendo piquenique, pedalinho, muitas árvores. Neste parque encontramos alguns lifers: Coppersmith Barbet (Megalaima haemacephala), Common Iora (Aegithina tiphia), Black-naped Oriole (Oriolus chinensis), Streak-eared Bulbul (Pycnonotus blanfordi), Common Tailorbird (Orthotomus sutorius).
Em nosso último dia em Bangkok fizemos um passeio fantástico pelas ruínas de Ayutthaya. Vou deixar pro próximo post, pois encontramos muitas aves entre os antigos templos!
PS: Pesquisei bastante, mas por favor avisem se errei a identificação de alguma espécie!
2 Comentários
Que demais, Naty! Acompanhando encantada ;)
Muito bacana Natalia, quantos pássaros diferentes dos que vemos aqui no Brasil.