Bate-papo sobre viagens e passarinhos em Sorocaba - SP

Bate-papo sobre viagens e passarinhos em Sorocaba – SP

Semana passada estive em Sorocaba (SP) para um bate-papo sobre observação de aves. O convite veio do pessoal do Sesc Sorocaba, que desenvolve um projeto chamado “Outras viagens e algo a mais”. A ideia é mostrar diferentes tipos de viagens, que resultam em diferentes olhares. O projeto já chamou, entre muitos outros, um rapaz que conheceu a Europa sem gastar quase nada e um senhor que rodou a América Latina em sua moto. Desta vez o tema escolhido foi o birdwatching!

birdwatching-sesc-sorocaba-01

Bate-papo sobre observação de aves no Sesc Sorocaba

Ainda não conheci tanto assim do mundo, mas pude falar um pouquinho sobre como foi observar aves no Peru, Ilha de Páscoa, Patagônia, Europa e, entre os destinos mais recentes, Tailândia e Camboja. A grande verdade é que não é preciso ir longe para observar aves. Elas estão em todos os lugares! Basta prestar um pouco de atenção para descobrir a enorme variedade de espécies que nos cercam todos os dias, seja no caminho para o trabalho ou no quintal de nossas casas.

Ninhal de garças-vaqueiras em Sorocaba

Ninhal de garças-vaqueiras (Bubulcus ibis) no Parque das Águas, em Sorocaba

No dia seguinte aproveitei a dica do pessoal que esteve no bate-papo e fui até o Parque das Águas, antes de seguir viagem. O parque urbano é lar temporário de uma grande colônia de garças-vaqueiras, que aproveitam a segurança de uma ilhota no meio do lago para fazer seus ninhos.

Curutié no Parque das Águas, Sorocaba - SP

Curutié (Certhiaxis cinnamomeus)

Lavadeira-mascarada no Parque das Águas, Sorocaba - SP

Lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta)

O curutié e a lavadeira-mascarada também estavam lá, assim como garibaldis, suiriris-cavaleiros, frangos-d’água (com filhote!), biguás e um preguiçoso socó-dorminhoco. Aproveitei também pra observar os urubus-de-cabeça-preta. Como comentei no bate-papo, não vi nenhuma espécie de urubu durante os três meses que passamos no Sudeste Asiático. Eles são muito mais raros naquela região.

Urubu-de-cabeça-preta no Parque das Águas, Sorocaba - SP

Urubus-de-cabeça-preta (Coragyps atratus)

Agradeço o Sesc Sorocaba pela oportunidade de falar um pouquinho sobre esta minha grande paixão. E muito obrigada a todos que participaram da atividade, em especial ao pessoal do COAVES (Clube de Observadores de Aves de Sorocaba) que compareceu em peso e enriqueceu muito o bate-papo. Valeu!