War Museum Siem Reap

Birdwatching no Camboja #3 – Siem Reap e War Museum

Passarinhar em ruínas antigas ou com a ajuda de um guia profissional são experiências fantásticas, mas observar aves urbanas continua sendo uma de minhas atividades preferidas. Embora a variedade de espécies encontradas nas cidades seja menor, elas são mais abundantes e fáceis de observar. Aves urbanas também são menos tímidas, dá pra chegar pertinho e tirar fotos sem incomodá-las demais.

Siem Reap é uma cidade pouco arborizada, sem praças ou parques. No miolo turístico só consegui ver pardais e alguns poucos Common Mynas, uma ave da família dos estorninhos que é muito comum no sudeste asiático. Mas acabei encontrando aves no lugar mais improvável: o museu de guerra de Siem Reap.

Common Tailorbird

Common Tailorbird (Orthotomus sutorius)

O War Museum foi criado em 2001 para expor objetos relacionados à guerra civil do Camboja, que terminou oficialmente em 1998. É um museu a céu aberto, com dezenas de tanques e baterias antiaéreas enferrujando em meio a pés de manga e outras frutas num lindo pomar. As frutíferas atraem muitos pássaros, o que traz uma certa serenidade a um lugar que guarda lembranças tão tristes.

Oriental Magpie-robin

Oriental Magpie-robin (Copsychus saularis)

No museu também há uma coleção de metralhadoras e minas terrestres desmontadas. Painéis espalhados por todos os cantos contam a história do genocídio promovido pelo Khmer Rouge. Você pode conhecer mais sobre esta perturbadora parte da história do Camboja no filme The Killing Fields, de 1984.

War Museum Siem Reap

Estivemos no museu pela manhã, bem cedo. Muitas aves cantavam e voavam por todos os lados, eu não sabia nem para onde olhar de tantas que eram. Zebra Doves, TailorbirdsMynas e Bulbuls, muitos Bulbuls! Os Bulbuls pertencem a uma família de pássaros (Pycnonotidae) que não é encontrada na América. Existem muitas espécies de Bulbuls, com cores e tamanhos bastante variados.

Yellow-vented Bulbul

Yellow-vented Bulbul (Pycnonotus goiavier)

Streak-eared Bulbul

Streak-eared Bulbul (Pycnonotus blanfordi)

Às 10 horas já fazia muito calor e as aves começaram a se calar. O museu é pequeno mas vale uma visita, mesmo que rápida. A gente descobre que aprende muito pouco ou quase nada sobre a história da Ásia na escola.