Estávamos na estrada a caminho do Festival Aves de Paraty quando começamos a ver algumas placas indicando um restaurante. O nome não poderia ter chamado mais nossa atenção: Recanto dos Pássaros. Já passava do meio dia e os estômagos começavam a roncar, então resolvemos parar para conhecer o lugar.
Logo que saí do carro fui bombardeada por algumas aves que se alimentavam de frutinhas no alto das árvores. A maioria das pessoas não deve gostar muito de sujar a roupa com cocô de passarinho, mas resolvi encarar como um bom começo. Afinal, eu estava lá para ver aves, não? E lá estavam elas, e em grande número!
O comedouro (uma grade simples, coberta de frutas) estava lotado de cambacicas. Sentamos numa mesa de frente para o comedouro e ficamos apreciando a cena. Aos poucos outras aves, que haviam se afastado com a movimentação de pessoas e cadeiras, começaram a voltar: sanhaços, saíras, sabiás, gaturamos, beija-flores. Fiz uma lista com 23 espécies durante o almoço. Pra falar a verdade eu mal consegui comer; a cada garfada eu parava para observar um novo pássaro que aparecia por lá.
Seguem algumas fotos!
(*) O passarinho da capa do post é um saí-verde (Chlorophanes spiza), que estava tomando banho numa fonte, perto do comedouro.
O restaurante Recanto dos Pássaros fica na rodovia Rio-Santos (BR 101), km 72,5, no trecho Caraguá-Ubatuba. Não é barato, mas os pratos são bem servidos e adoramos o atendimento. Detalhe: perguntei para uma moça que trabalha lá sobre o comedouro e ela me disse que eles alimentam as aves há 30 anos!