Quero ser ornitólogo. E aí? Por onde eu começo?
A ornitologia é um campo de estudos bastante amplo. Muita gente que pretende se aventurar nesta área, talvez a maioria, quer ir pro meio do mato e ver as aves livres na natureza. Armar redes-de-neblina, realizar levantamentos de espécies e estudar seu comportamento. Mas há muitas outras possibilidades!
Além do trabalho de campo, o ornitólogo também pode realizar pesquisas em laboratórios e museus. Pode estudar a anatomia de uma determinada família de aves a partir de exemplares depositados em coleções científicas. Pode fazer estudos de sistemática e evolução em um laboratório de genética. Pode se especializar em bioacústica e analisar o canto das aves. Pode recorrer aos últimos avanços tecnológicos e estudar migrações em tempo real. Pode pesquisar os parasitas que vivem no corpo das aves, que não são poucos.
Essas são só algumas das várias áreas de atuação possíveis para quem quer se especializar em aves. Mas não responde a pergunta inicial: onde fazer um estágio em ornitologia? Bom, vai depender do que você quer, e também vai depender bastante de onde você está. Talvez na sua faculdade não exista um laboratório específico de Ornitologia, mas pode ser que algum professor entenda do assunto e possa te orientar em um projeto de iniciação científica. Se necessário sempre dá para procurar alguém de outra instituição para ser seu coorientador.
Seguem aqui alguns links de grupos e instituições que trabalham com aves:
– Lista de grupos de pesquisa em ornitologia
– Lista de museus e coleções ornitológicas
– Lista de ONGs e projetos conservacionistas
Para quem quer se aventurar no exterior, o site Conservation Carrers tem sempre alguma vaga para voluntários em projetos bem bacanas, muitos deles voltados para a conservação de aves. Não custa dar uma olhada.
12 Comentários
Oi nao sei se vc pode me ajudar pesquisei na internet em um monte de sites mas nao encotrei nada. Tem um beija-flor que esta pousado no meio das flores da minha mãe ja2tem umas 2 semanas e ele nao deixa com que outros passaros se aproximem, gostaria de saber se,provavelmente seja um ninho, visto que procurei no meio das flores e não encontrei nada. Se puder me ajudar eu agradeço.
Ps: vi uma repostagem uma vez q diz que beija flor nao pode parar de bater as asas se ele morre, este esta literalmente sentado nas flores e esta super saudavel aparentemente
Olá Naia!
Beija-flores são muito territorialistas, ele provavelmente está protegendo seu território (mais precisamente suas flores) dos outros beija-flores.
Sobre o beija-flor morrer se parar de bater as asas, isto é um mito. Eles passam muito tempo pousados, descansando de dia e dormindo à noite. Mas achei muito interessante que você perguntou, mais pra frente quero escrever alguns textos falando justamente destes mitos!
Boa noite.
Sou apaixonada por aves desde sempre, ainda no meu ensino médio pesquisava por conta própria sobre o assunto.
Gostaria de saber qual o caminho que alguém que deseja ser ornitólogo (pra pesquisas, levantamento de espécies, trabalho de anatomia) deve seguir. Graduação, pós e tals.
Oi Sharlloti! A maioria dos ornitólogos que conheço são biólogos e fizeram/fazem mestrado e doutorado na área. Mas há muitos caminhos possíveis, como a veterinária e a ecologia. Afinal, a ornitologia é uma área de estudos muito ampla!
Olá,boa tarde!
É possível ser ornitólogo sem ser biólogo ou fazer ecologia?
Olá Ricardo! Por definição, ornitólogo é aquele que estuda aves. Como é um campo de estudos amplo, existem muitos caminhos de formação possíveis. Por exemplo, hoje muitas pesquisas ecológicas envolvem bastante estatística e matemática, desta maneira um profissional de exatas pode vir a se especializar em aves (e vice-e-versa).
Olá, boa noite!
Estou trabalhando com identificação de aves no mestrado, porém, como sou nova na área, estou tendo dificuldades para aprender a vocalização dos diversos grupos que preciso saber. Gostaria de saber se você tem alguma dica de como memorizar vocalizações de aves.
Muito Obrigada!
Oi Ana! Eu tenho dificuldade com vocalizações até hoje. Acho que melhorei bastante com o passar dos anos, mas ainda é um desafio guardar tanta informação na cabeça. E se ficar um tempinho sem ir pra campo… dá um branco!
Algumas aves dá para associar a vocalização com uma frase que te ajude a lembrar (como o pitiguari, que parece que está falando “gente-de-fora-vem”), ou com um som parecido (uma vez alguém me disse que a choca-da-mata cantando parece uma arma de brinquedo, e nunca mais esqueci).
Algumas vocalizações mais difíceis de lembrar eu colocava como toque do meu celular. Depois de uns dias, quando já tinha aprendido, trocava por outra espécie… e assim foi.
Vai ficando mais fácil com o tempo, mas é um aprendizado que não termina nunca!
Boa sorte!
Olá! Obrigada pela resposta! Vou tentar usar essas sua dicas!
Também aprendi algo interessante hoje. O lab de Ornitologia da Cornell tem um jogo chamada “Bird Hero”. Nesse jogo, vc tem que associar o sonograma da vocalização da ave ao som propriamente dito. Com isso, fica mais fácil visualizar o som e acho que assim ele fica mais passível de ser decorado. Achei demais! E dá pra fazer isso com qualquer vocalização do wikiaves também, basta detalhar o som. Achei que seria legal compartilhar com você! Talvez ajude outras pessoa também!
Abraços
Minha faculdade de Biologia começarei o ano que vem,me especializrei na paixão que carrego desde a infância,as aves, já faço um estudo por conta própria
Desejo estudar sobre pássaros,
Como consigo ?
Que conhecidência…ontem fiz um vídeo de um pássaro que tem se aproximado, a duas semanas, para tomar água aqui em casa. Seu canto é belíssimo;
vou aproveitar sua dica de endereços. Gratidão !!!