Descobri o Horto de Tupi (também conhecido como Estação Experimental de Tupi) folheando o Passaporte Aves de São Paulo. Em busca de companhia para passarinhar por lá, acabei encontrando a Nas Nuvens Turismo, agência de Piracicaba que organiza um trekking mensal gratuito no horto. Verifiquei a programação deles e não é que havia uma passarinhada agendada? Corri para lá!
A passarinhada começou as 07h30 de um domingo que amanheceu nublado, o que era uma ótima notícia depois de uma semana de chuvas intensas. Fomos guiados pelo Valdir Felipe e pelo Ivan Costa, que começaram nos mostrando um trio de pica-paus-rei que passava por ali. No Passaporte Aves de São Paulo o pica-pau-rei aparece em destaque na página do Horto de Tupi. Quando vi a foto no passaporte pensei que precisaria de alguma sorte para encontrar a espécie, mas não é que foi justamente a primeira ave que avistamos?
O Horto de Tupi é um lugar interessante para procurar pica-paus, pois existem muitas árvores grandes e antigas ali. Até 1949 a estação experimental era utilizada para o plantio de algodão, mas depois teve grande parte de sua área reflorestada com pinheiros e eucaliptos, árvores que não são nativas do Brasil. Após muitas décadas um sub-bosque cresceu naturalmente entre as árvores, formando uma floresta mista de plantas nativas e exóticas. A unidade de conservação tem 198 hectares e abriga mais de 150 espécies de aves (segundo dados recentes do eBird).
No lago Marcelo, próximo ao estacionamento, encontramos uma família de frangos-d’água. Barulhentos, os filhotes exigiam atenção constante dos pais! Também vimos martim-pescador-verde, pato-do-mato, coró-coró e um bando animado de gralhas-do-campo.
Durante a caminhada os guias nos mostraram aves como o pica-pau-pequeno, mariquita, canário-do-mato, cambacica, risadinha, urubu-de-cabeça-vermelha, andorinhão-do-temporal e tantos outros. Sucesso mesmo fez o bem-te-vi-rajado, que manteve a pose até todos poderem observá-lo!
Foi uma passarinhada muito agradável, com tempo de sobra para bater papo e conhecer muitos passarinheiros! Deixo meu agradecimento para a equipe da Nas Nuvens Turismo por proporcionar um birdwatching gratuito de primeira qualidade, com todos os cuidados com segurança (reparem na foto que todo mundo está usando perneira) e até mesmo o empréstimo de binóculos.
O Horto de Tupi foi a segunda área protegida que visitei, das 26 sugeridas pelo Passaporte de Aves de São Paulo. Mais uma vez não rolou o carimbo… mas agora só faltam 24 unidades de conservação! Próxima parada: Tanquã (se tudo der certo)!
2 Comentários
Que legal a matéria! Queria te agradecer mais uma vez pela presença. Não sabia que essa página era sua, já conheço e leio sempre seus trabalhos. Fico feliz que tenha dado certo a avistaram do pica pau rei. E fique sempre a vontade em participar com a gente. Se precisar de alguma dica ou guiada pra algum lugar me da um toque. Um abraço
Eu que agradeço pela oportunidade de conhecer as aves do Horto de Tupi!