Final de semana passado participei do 4° Avistando Guararema, um seminário de observação de aves e turismo sustentável que já está virando tradição para mim. Comentei a edição do ano passado aqui no blog, com destaque para a passarinhada no Parque Ilha Grande. Este ano aproveitei para conhecer outro parque de Guararema, este um pouco mais afastado da cidade: o Parque Municipal Pedra Montada.
O Parque Municipal Pedra Montada localiza-se há aproximadamente sete quilômetros do centro de Guararema. Embora pequeno, o parque conta com uma infraestrutura muito boa, além de restaurante e lanchonete. Muito simpático! A escadaria logo na entrada do parque é alta e passamos bastante tempo ali observando aves na copa das árvores.
O pássaro mais fácil de encontrar por lá é o tico-tico. Não vimos pardais, com os quais os tico-ticos costumam ser confundidos. Também observamos muitos canários-da-terra e corruíras.
Caminhamos pela Trilha da Pedra do Tubarão (cerca de 380 metros) e ali escutamos pichororé, pula-pula, pitiguari, bico-chato-de-orelha-preta e algumas ave migratórias como a juruviara e o bem-te-vi-rajado. As aves estavam tímidas, mas consegui registrar a fêmea de beija-flor-de-fronte-violeta.
Na volta, quase saindo do parque, descobrimos uma árvore carregada de frutinhos pretos que estavam sendo avidamente devorados pelas aves. Alguém sabe que planta é essa? Tinha sanhaço, tiê-preto, sabiá-barranco, mariquita, saíra-de-chapéu-preto e um bando enorme de saíras-douradinhas ali. Até mesmo a asa-branca aproveitou para fazer uma boquinha.
As árvores lá do parque são bastante altas, dificultando a visualização das aves, mas mesmo assim a gente se divertiu bastante. Considerando-se que o parque é bem pequeno e está localizado entre grandes talhões de eucaliptos, encontramos uma diversidade de aves interessante ali. Vale uma visita.