Semanas atrás uma amiga de São Paulo viu os passarinhos da exposição “A Casa Bordada” e me avisou. Consegui passar lá na semana passada, já quase no final da mostra, que termina dia 08/10.
A Casa Bordada não é grande (de fato, coube inteira na foto acima!), mas reúne peças de 60 participantes de todos os cantos do Brasil. Os artesãos utilizaram técnicas variadas, com temas alegres, coloridos e bem brasileiros. Todas as aves bordadas representam espécies nativas do nosso país!
O araçari-banana da foto acima foi feito pela Associação das Bordadeiras de Taguatinga – Flor do Ipê, do Distrito Federal. Dá para perceber o cuidado e a atenção que foi dada aos detalhes. Os bordados estão muito parecidos com suas versões reais.
Já essa belezinha de tangará-dançarino em “3D” foi criado pela Associação Mãos de Fada, do Espírito Santo. Estas bordadeiras tem as aves da Serra do Caparaó como inspiração. Também é delas o canarinho-da-terra abaixo:
A CASA – Museu do objeto brasileiro prorrogou a exposição “A Casa Bordada” até o dia 08 de Outubro de 2017. A entrada é gratuita, de terça à domingo.
1 Comentário
Esse primeiro trabalho é das Bordadeiras de Taguatinga! Lindo trabalho.