Alex foi um papagaio-cinzento (Psittacus erithacus) muito famoso. Ele participou de diversos experimentos conduzidos pela pesquisadora Irene Pepperberg entre 1977 e 2007. Os testes aos quais Alex era submetido tinham como objetivo entender melhor o desenvolvimento da linguagem e da cognição nas aves, temas que ainda eram pouco explorados na época.
Neste livro Irene conta como era sua relação com Alex ao longo dos trinta anos em que o papagaio viveu em seu laboratório. A pesquisadora também fala de sua vida profissional e dos vários desafios que enfrentou no mundo acadêmico. Sua formação inicial era em Química, mas desde criança Irene admirava os psitacídeos. Ela escolheu o papagaio-cinzento africano (também conhecido como papagaio-do-congo) para realizar seus estudos pois a espécie tem mais facilidade para imitar a voz humana, particularmente a língua inglesa.
O papagaio Alex tinha uma “personalidade forte” e foi estrela de inúmeras reportagens. Isso ajudou a popularizar os resultados da pesquisa, pioneira, que demonstravam que de fato as aves eram muito mais inteligentes do que se supunha. Alex era capaz de contar até seis, reconhecer cores e distinguir formas, comparar tamanhos e até mesmo dizer de que material eram feitos os objetos que lhe eram apresentados. Ele dividia o laboratório com outros dois papagaios-cinzentos (Arthur e Griffin), mas na época ele era a ave mais velha e que respondia melhor ao treinamento. O nome Alex é uma sigla para Avian Learning Experiment.
Muitas celebridades visitaram o laboratório a fim de conhecer o papagaio e testemunhar suas façanhas. Até mesmo a escritora Margaret Atwood (autora de O Conto da Aia) esteve lá, mas parece que Alex não cooperou muito naquele dia.
O livro é de cunho bastante pessoal e emotivo. Eu esperava encontrar um pouco mais de detalhes sobre a pesquisa e suas metodologias, mas parece que Irene aborda este assunto com maior profundidade em seu outro livro: The Alex Studies: Cognitive and Communicative Abilities of Grey Parrots (publicado em 2002).
A história de Alex também inspirou um documentário, que foi lançado em 2012: Life with Alex.
Sobre o livro:
Alex e eu
Autora: Irene M. Pepperberg
Editora: Record
Ano: 2009