Este livro é um convite à reflexão. O Brasil é conhecido por estar entre os países com maior diversidade biológica do mundo, mas também é um dos países com maior número de animais e plantas ameaçados de extinção. Só de aves já são 166 espécies que precisam de atenção imediata, segundo a International Union for Conservation of Nature (IUCN). Isso nos coloca como o segundo país com maior número de aves ameaçadas em todo o mundo.
Rodrigo Agostinho é biólogo, advogado, ambientalista e observador de aves. Recentemente assumiu o cargo de presidente do Ibama. Nesta obra ele reuniu uma imensa quantidade de informações sobre as aves brasileiras que encontram-se ameaçadas hoje, além de explicar em detalhes como são criadas as listas de espécies ameaçadas, a importância do Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas (PAN) e a legislação que tenta proteger nossa fauna e flora.
É impossível dissociar a discussão da conservação das espécies ameaçadas de extinção da conservação dos espaços geográficos que servem de abrigo, refúgio ou reprodução destas espécies.
(Aves brasileiras extintas e ameaçadas, pág. 80)
Talvez para inspirar, talvez para ajudar a encarar um tema tão pesado, o livro foi lindamente ilustrado com fotos feitas pela Cláudia Brasileiro. Infelizmente a fotógrafa não pode registrar aves que já estão extintas, tarefa que coube à artista Fabíola Campos.
A ilustradora recriou 10 aves que provavelmente nunca mais poderão ser vistas. Fabíola também ilustrou duas espécies que estão extintas na natureza, mas ainda existem em cativeiro (o mutum-do-nordeste e a famosa ararinha-azul) e uma espécie que está extinta no Brasil mas ainda pode ser encontrada em países vizinhos (o peito-vermelho-grande).
As aves que adornam a capa do livro são, da esquerda para a direita: tiriba-grande, pica-pau-da-taboca, cardeal-amarelo e crejoá. As quatro encontram-se ameaçadas de extinção. Você já tinha ouvido falar delas?
Sobre o livro:
Aves brasileiras extintas e ameaçadas
Autores: Rodrigo Agostinho, Cláudia Brasileiro & Fabíola Campos
Editora: Canal 6
Ano: 2022