Livro: Aves do Campus da Unicamp e Arredores

Livro: Aves do Campus da Unicamp e Arredores

Encomendei este livro pela internet. Fazia tempo que tinha ouvido falar nele, cujo lançamento foi em 2013, mas ainda não tinha visto e nem pego na mão. Ao abrir o pacote que chegou pelo correio tive uma surpresa: ele é bem maior do que eu esperava! Isso porque, além de ser um guia para 169 espécies de aves (uma por página), o livro contém uma extensa seção dedicada à História Natural. A publicação também inclui um CD com vocalizações de 85 espécies.

As fichas que compõem o guia propriamente dito são ilustradas com fotografias e apresentam informações resumidas de cada espécie. Também há uma nota indicando se a ave é comum ou rara no campus da Unicamp e no Parque Ecológico Prof. Hermógenes F. Leitão Filho. As espécies foram separadas segundo o tipo de ambiente onde há maiores chances de encontrá-las: ambiente aberto e semiaberto, aquático, florestado e aéreo. Gostei muito desta organização pois facilita a consulta por aqueles que estão tendo seu primeiro contato com o assunto, sejam estudantes de biologia, iniciantes na observação de aves ou simplesmente curiosos.

aves da unicamp

A parte sobre História Natural é o grande diferencial do livro. Nela estão registrados diversos tipos de comportamento, abrangendo higiene, descanso, alimentação e reprodução. São fotos que você não encontraria em um guia comum, acompanhadas de textos explicativos curtos. Este tipo de abordagem traz uma riqueza de detalhes que além de informativa, é também apaixonante! Afinal, há muito mais para saber sobre uma ave além do nome que lhe foi dado e a família à qual pertence.

 


Sobre o livro:

capa livro aves da unicampAves do Campus da Unicamp e Arredores
Autores: Milena Corbo, Arthur Macarrão, Giulia B. D’Angelo, Carlos Henrique Almeida, Wesley Rodrigues Silva, Ivan Sazima
Editora: Avis Brasilis
Ano: 2013