João Paizão

Livro infantil: João Paizão

Descobri este livro por acaso, em uma feira de livros em São Carlos, SP. Foi uma boa surpresa, pois conheci a autora – a professora Sílvia Nassif Del Lama – muitos anos atrás, na época em que eu cursava Biologia na UFSCar. Não faz muito tempo também conheci o ilustrador, o biólogo Karl Mokross, se não me engano durante uma das últimas edições do Avistar.

O livro conta a história de João Paizão, um teimoso cabeça-seca que vive no Pantanal com sua família e seus numerosos vizinhos. O cabeça-seca é uma das três espécies de cegonhas que podem ser encontradas no Brasil. É especialmente comum no Pantanal, mas ocorre em todo o Brasil, sempre associado a banhados e outras áreas alagadas. A foto abaixo foi feita no Tanquã em Piracicaba, SP:

cabeça-seca

Bando de cabeças-secas (Mycteria americana)

O bacana do livro é que houve um cuidado muito grande em incluir aspectos reais da biologia do cabeça-seca e outras espécies pantaneiras. Aquarelas delicadas ilustram todas as páginas, mostrando o dia-a-dia numa colônia e o desafio de João Paizão e sua companheira para criar os filhotes.

Para educadores, vale a pena conferir o encarte pedagógico que está disponível para download. Ele apresenta várias ideias de como utilizar o livro em sala de aula.

 


Sobre o livro:

João PaizãoJoão Paizão
Autora: Sílvia Nassif Del Lama
Ilustração: Karl Mokross
Editora: EdUFSCar
Ano: 2017