O equinócio dos sabiás

Livro: O equinócio dos sabiás

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

 

Quem nunca visitou aquele parente ou conhecido que, amante da jardinagem, mostrou com orgulho cada planta meticulosamente selecionada e cultivada em seu jardim, contou a história de cada árvore e te apresentou as mais belas flores da estação?

Pois este livro é exatamente assim. O Equinócio dos Sabiás é um convite do autor, o biólogo Marcos Rodrigues, para conhecermos seu belo jardim tropical, lá em Belo Horizonte – MG. Mas esse jardim é apresentado sob o olhar de um cientista, que revela uma infinidade de seres vivos que poderiam passar despercebidos, seus comportamentos, interações ecológicas e as mudanças que podem ser observadas em cada uma das quatro estações.

Não é preciso estar nos míticos lugares distantes, onde tudo parece mais belo, onde tudo parece acontecer, onde todos dizem que você deveria ir antes de morrer (mesmo aqueles que nunca foram), para percebermos os ciclos da natureza ao nosso redor. A vida e suas interações estão diante de nossos olhos. Mas é preciso abri-los. (pág. 16)

O jardim de Marcos é habitado por tucanos, beija-flores, morcegos, anfíbios, cigarras, saguis e, como o título revela, muitos sabiás. Fauna e flora tipicamente brasileiras, ricamente descritas em uma leitura leve e descomplicada. Livro super indicado para todo e qualquer amante da natureza!

 


Sobre o livro:

O equinócios dos sabiás (capa)O equinócio dos sabiás
Autor: Marcos Rodrigues
Editora: UFPR
Ano: 2018