The History og Ornithology

Livro: The History of Ornithology

Sabe aquele livro que você escolhe pela capa? Comigo este foi mais ou menos assim. Fiquei muito interessada no tema depois de uma palestra sobre a história da Ornitologia no Brasil, que rolou no último congresso brasileiro de ornitologia. E dei sorte na escolha. O livro é ótimo para quem, como eu, não domina o assunto e procura uma visão geral.

Valérie começa lá na antiguidade, quando ainda se acreditava em criação espontânea e, pasmem, na transmutação de uma espécie em outra. Sim, o grande Aristóteles pensava desta maneira. Então, ao longo de páginas lindamente ilustradas, ela comenta os principais nomes de cada época, ressaltando obras de importância e curiosidades.

É muito interessante observar a evolução das ilustrações, tanto do ponto de vista da técnica quanto do ponto de vista científico. A princípio os artistas não se preocupavam muito com os detalhes e representavam as aves de uma forma muito artificial. Com o tempo as ilustrações foram se tornando mais próximas da realidade, incluindo muitas vezes o habitat de cada espécie.

A primeira menção à avifauna brasileira se dá em Historia naturalis Brasiliae, livro lançado em 1648 após uma expedição científica liderada por Willian Piso, a pedido do governador das colônias holandesas no Brasil, João Maurício de Nassau-Siegen. Fiquei horas imaginando estas expedições e como seria a vida dos primeiros naturalistas. Fora a quantidade de animais que eles coletavam e levavam para a Europa, abastecendo os enormes gabinetes de curiosidades que surgiram na Renascença. Mórbidas coleções de animais empalhados, esqueletos, conchas e qualquer coisa que parecesse fora do comum, tudo misturado em imensas estantes. Somente no século 18 os itens começaram a ser organizados a partir de uma lógica mais sistemática, dando origem aos museus.

A linha do tempo termina no ano 2000, fechando um século de importantes descobertas ornitológicas, graças ao desenvolvimento de novos instrumentos de pesquisa e a melhor disseminação da informação graças a internet. Valérie conclui:

The 20th century was a time of upheavals in ornithological practice: the gun was gradually abandoned, the gathering of eggs regulated. Having become unarmed observers of nature, ornithologists studied the behaviour of birds. The changes in practices gave rise to the immense popularity of ornithology which lends itself more to hobby than science. Its importance became, from then on, much larger. (pág. 207)

 


Sobre o livro:

livro história da ornitologiaThe History of Ornithology
Autor: CHANSIGAUD, Valérie
Editora: New Holland Publishers
Ano: 2009