Em um país grande como o Brasil é muito comum que uma mesma espécie de ave seja conhecida por vários nomes populares diferentes. E isso considerando só os nomes em português brasileiro, sem contar possíveis variações do português falado em Portugal, ou mesmo nomes populares em outros idiomas como tupi, inglês ou espanhol. Por isso, para evitar confusão, os biólogos utilizam um nome único para designar cada espécie, chamado de nome científico. O nome científico é padronizado em latim e é válido em todo o mundo.
O problema é que nos dias de hoje quase ninguém é versado em latim. Se já é difícil compreender o significado dos nomes científicos, imagine pronunciá-los corretamente? Pensando nisso o biólogo Rafael Gustavo Rigolon, professor da Universidade de Viçosa, lançou “A Pronúncia do Latim Científico”, que já está em sua segunda edição. O livro funciona como uma gramática, reunindo as principais regras que regem a pronúncia deste idioma tão antigo e aplica o Alfabeto Fonético Internacional para facilitar o entendimento.
Por sorte, para nós brasileiros a pronúncia do latim nem é tão complicada assim, afinal o português é uma língua derivada do latim. Mas alguns termos podem cair em regras especiais de pronúncia, como por exemplo a palavra Coereba, que é lida /seréba/. Pra quem ficou curioso, Coereba é o gênero ao qual pertence a cambacica, ave muito comum em nossos jardins.
A dificuldade aparece em palavras com <ch>, <j> e uma série de ditongos como <oe> e <ae>, que podem ter pronúncias bastante diferentes do português. Também existem várias exceções às regras e a pronúncia pode variar dependendo da origem da palavra (em especial a letra <w>, que não existia no latim clássico e pode ter som de /u/ ou /v/). Tudo isso detalhadamente explicado no livro.
O autor também é o responsável pelo perfil @nomescientificos no Instagram. Não deixe de conhecer! De forma muito didática, Rafael mostra a origem de várias palavras de uso comum no dia a dia e curiosidades do nosso idioma. Recentemente ele fez uma publicação onde resume as principais regras de pronúncia do latim científico, mas só lendo o livro para entender como o assunto é complexo!
Sobre o livro:
A Pronúncia do Latim Científico
Autor: Rafael Gustavo Rigolon
Editora: UFV
Ano: 2019