Durante um bom tempo tive o hábito de frequentar o Observatório da USP São Carlos. Como ele fica no meio da cidade, as luzes atrapalham bastante a visualização das estrelas, mas com a ajuda do telescópio dá pra ver bem a lua e alguns planetas. Até os anéis de Saturno, meu preferido! Além disso, sempre rolam umas palestras muito legais sobre astronomia. São bem tranquilas, do tipo que até alguém que não manja nada do assunto, como eu, consegue entender.
Esses dias tentei lembrar se havia alguma constelação que representasse uma ave. Procurei e acabei encontrando nove: o cisne, a águia, a ave-do-paraíso, o corvo, a pomba, o grou, o pavão, o tucano e a fênix. Mas o mais interessante foi descobrir a história por trás da constelação do corvo.
Segundo a mitologia grega, o corvo era animal de estimação do deus Apolo. Um dia Apolo pediu a ave que lhe trouxesse vinho. O corvo foi em busca da bebida, mas no caminho de volta encontrou uma figueira e parou para comer seus frutos. Como desculpa pelo atraso, o corvo culpou a hidra, que não tinha nada a ver com a história. Muito irritado com a mentira, Apolo condenou o corvo a uma sede eterna, e é por isso que seu canto é um grasnado rouco. Além disso, enviou tanto o corvo, a hidra e a taça de vinho para um exílio no céu, onde eles se tornaram constelações vizinhas.
Outra lenda diz que o corvo era uma ave inteiramente branca. Até o dia em que contou para Apolo que sua amante Corônis o estava traindo. O deus, que como já vimos tinha uma leve tendência para reagir exageradamente, transformou o corvo em uma ave negra.
A constelação do corvo é formada por quatro estrelas principais, visíveis a olho nu. A mais brilhante é chamada Kraz. Eu fiquei olhando um tempão para aqueles quatro pontinhos, tentando imaginar um corvo ali. Não deu. Então, para quem também tem déficit de imaginação, aqui está a ilustração! Até onde entendi, esta constelação pode ser observada nesta época do ano, aqui no hemisfério sul. Já estou consultando o Céu da Semana, um videocast muito bacana produzido pelo pessoal do LAbI – UFSCar. Hoje à noite vou tentar!

Como estará o céu de São Carlos-SP, hoje às 20h. Conseguiu encontrar a constelação Corvus? Ela está pertinho de Saturno. Fonte: www.heavens-above.com