É muita emoção! Se tudo der certo, “O Sabiá e os Pássaros de Fogo” deve ser o primeiro livro de uma série. Divido a autoria com o meu irmão Victor Allenspach, que geralmente escreve ficção científica mas topou o desafio de bolar uma história para o público infantil. O livro está disponível em formato digital e pode ser baixado gratuitamente.
O Sabiá e os Pássaros de Fogo (.pdf) Baixar
A ideia surgiu no final de 2018. Estávamos conversando sobre o fato de muitas crianças conhecerem vários animais exóticos (isto é, animais que não são nativos do Brasil, como leão, tigre, girafa, urso…) mas muitas vezes não saberem reconhecer um bem-te-vi ou um sanhaço, passarinhos tão comuns em nossos quintais.
Trazer a fauna brasileira para a literatura infantil (assim como para outros meios de comunicação) é uma preocupação antiga dos educadores ambientais. Felizmente, cada vez mais autores estão retratando animais nativos do Brasil em seus livros. Faz tempo que criei aqui no blog uma lista (eternamente incompleta) de livros infantis sobre aves e há muitos, muitos outros livros sobre insetos, peixes, mamíferos e até mesmo dinossauros brasileiros. Mas nosso país é imenso e meu irmão e eu queríamos um livro mais local, algo próximo da realidade das crianças. E assim surgiu a ideia de criar uma série de livros chamada “Aves da Minha Cidade“!
Este mês lançamos o primeiro livro da série, ambientado em Bragança Paulista – SP. A cidade foi escolhida como cenário porque é onde meu irmão e eu crescemos e também é onde moramos atualmente. O projeto está apenas começando, mas o primeiro passo foi dado. O objetivo é que a série alcance muitas outras cidades, contando histórias de aves de todo o Brasil!
Nunca imaginei que produzir um livro infantil desse tanto trabalho. Depois de sobrevivermos ao processo criativo (e nem sempre tão fraterno) de escrever a duas mãos, começamos a procurar um ilustrador. Queríamos alguém da região, que conhecesse bem a cidade. Demorou, mas finalmente descobrimos o Charles Paixão, que também mora em Bragança Paulista. Mais alguns meses se passaram e quando finalmente reunimos todo o material para o livro, comecei a dar aulas. Quem disse que professor tem tempo livre para alguma coisa? E o projeto ficou engavetado por mais um semestre. Nisto mergulhamos na epidemia do novo coronavírus, que obrigou todo mundo a ficar em casa. Nossos planos de fazer uma versão impressa do livro foram postergados, mas resolvemos que era o momento de lançar a versão digital. Esperamos que gostem!
Num futuro não muito distante gostaríamos de distribuir, além do ebook, exemplares impressos para escolas públicas daqui de Bragança Paulista. Infelizmente os custos de produção de um livro são muito elevados. Caso sua empresa tenha interesse em patrocinar o projeto, por favor, entre em contato!
Estamos estudando a possibilidade de vender a versão impressa do livro, mas antes precisamos saber quantas pessoas gostariam de adquiri-la. Caso tenha interesse (sem nenhum compromisso, tá?), informe seu e-mail no campo abaixo e entraremos em contato quando ela for lançada.
11 Comentários
Muito bom
:)
Que incrível, parabéns pelo projeto!
Obrigada!
Tenho interesse de comprá-lo impresso
Oi Márcia! Por favor, informe seu endereço de e-mail no formulário que está no post, entraremos em contato quando a versão impressa estiver disponível. Muito obrigada!
Excelente idéia, moro em uma pequena chácara aqui em Bragança e fico feliz por ver tanta espécie de pássaros comendo abacate, pois aqui tem 3 pés, é maravilhoso ver jacu, pica pau, sanhaço entre outros que não sei o nome, até um tucano já vi aqui, poder conhecer o nome dessas espécie e poder contar para os filhos sobre cada uma é gratificante. Parabéns pelo projeto.👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigada pela mensagem, Lídia!
Você conhece o aplicativo “Guia de Aves da Região Bragantina“? Pode ser que seja útil, já que você é daqui da região. O app é gratuito, é só procurar na Google Play ou na App Store. Abraços!
Muito legal, super apoio projetos assim que eduquem as crianças através da leitura. Minha filha ficou bem empolgada para saber mais sobre os pássaros.
Obrigada Alexander, fiquei feliz demais em saber que sua filha leu o livro e se interessou pelo assunto!
Amei, este é um sonho meu que meus filhos amem a Fauna e a nossa Flora, mas tem pouquíssimo livros com histórias que encarnem bichinhos brasileiros, como vc fez, parabénss.
Tbm quero comprar quando sair a versão física.