Recebi da editora Fósforo este livro escrito pela Jennifer Ackerman. Já havia lido e gostado muito de outro livro sobre aves da mesma autora, The Genius of Birds, lançado em 2016 (e que depois também ganhou tradução para o português pela Fósforo). Jennifer Ackerman é americana, divulgadora científica e uma grande inspiração para mim.
Em A sabedoria das corujas, Jennifer nos apresenta resultados de pesquisas recentes sobre espécies de corujas de todo o planeta. Como já poderíamos esperar, detalhes sobre a visão e a audição espetaculares destas rapinantes noturnas preenchem várias páginas. Mas outros aspectos comportamentais, como camuflagem, migração e cuidado com a prole, também são explorados a fundo no livro e nos mostram como esse grupo de aves é especial.
O livro tem muitas fotos (ainda que em preto e branco) que ajudam a visualizar as várias espécies de corujas que são abordadas. Ao folhear as páginas, antes mesmo de iniciar a leitura, encontrei uma simpática dupla de corujas-buraqueiras e fiquei surpresa: Jennifer esteve em Maringá (PR) para acompanhar um estudo de campo sobre nossas queridas e tão familiares corujas-buraqueiras, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores vinculados ao Global Owl Project. Fazem parte desse projeto as ornitólogas brasileiras Priscilla Esclarski e Gabriela Mendes.

São tantas espécies de corujas citadas no livro que, por vezes, fiquei meio perdida. Precisava parar, procurar mais informações na internet e, só então, voltava à leitura. Muitas dessas corujas nem têm nomes populares em português, o que deve ter dado um trabalhão para os tradutores. Em geral gostei dos nomes que eles utilizaram. Somente a coruja-do-nabal me deixou na dúvida. Não conhecia essa ave por esse nome, que descobri ser mais utilizado em Portugal. Ela é uma grande coruja que ocorre principalmente nas Américas, Europa e Ásia. Aqui no Brasil, é mais conhecida como mocho-dos-banhados. Vê-la voando rente à vegetação baixa, enquanto caça ao anoitecer, é uma das coisas mais bonitas que já pude presenciar.

Jennifer Ackerman também escreveu Birds by the Shore (2019) e The Bird Way (2021), livros que torço para que estejam na lista de futuras traduções da editora Fósforo… Quem sabe, né?
Sobre o livro:
A sabedoria das corujas: A nova ciência que desvenda as aves mais enigmáticas do mundo
Autora: Jennifer Ackerman
Editora: Fósforo
Ano: 2025