Super ilustrado, o livro Avian Architecture – How birds design, engineer & build é uma das melhores referências sobre construções feitas por aves que já encontrei. Cada capítulo explica em detalhes um tipo de ninho, dos mais simples aos mais elaborados: em taça, abertos e fechados, escavados, pendurados, aquáticos, coloniais. Feitos de lama, teia de aranha, saliva e outros tantos materiais.
Ao todo mais de 100 espécies são citadas. Algumas delas ocorrem no Brasil, como o joão-de-barro e a coruja-buraqueira (veja uma lista no final do post). Além de muitas fotos, há vários esquemas que mostram passo a passo as técnicas de construções utilizadas em cada caso. Dá para entender como cada galhinho é entrelaçado!
Mas ninhos não são as únicas obras arquitetônicas feitas por aves. Os capítulos finais foram reservados para construções com outras finalidades, como os espalhafatosos “caramanchões” criados por aves da família Ptilonorhynchidae, encontradas na Nova Guiné e Austrália. São verdadeiras obras de arte, construídas pelos machos durante a estação reprodutiva com a finalidade de atrair parceiras.
Algumas aves brasileiras que aparecem no livro:
– Periquito-rei (Aratinga aurea, atualmente Eupsittula aurea)
– Coruja-buraqueira (Athene cunicularia)
– Mergulhão-caçador (Podilymbus podiceps)
– Pedro-ceroulo (Sturnella magna)
– Andorinha-de-bando (Hirundo rustica)
– João-de-barro (Furnarius rufus)
– Andorinha-de-dorso-acanelado (Petrochelidon pyrrhonota)
– Xexéu (Cacicus cela)
– Rabo-branco-cinza-claro (Phaethornis augusti)
– Albatroz-de-sobrancelha (Thalassarche melanophris)
– Trinta-réis-boreal (Sterna hirundo)
– Caturrita (Myiopsitta monachus)
Sobre o livro:
Avian Architecture: How birds design, engineer & build
Autor: GOODFELLOW, Peter
Editora: Princeton University Press
Ano: 2011