Descobri este livro ao visitar o estande do Projeto Conservation Evidence, durante a Birdwatching Fair deste ano. O grupo, que é formado por especialistas de todo o mundo, tem sede na Universidade de Cambridge, Inglaterra. Seu objetivo é reunir informações sobre ações conservacionistas, avaliar os resultados e indicar quais intervenções funcionam.
“Bird Conservation – Evidence for the effects of interventions” foi publicado em 2012 e é a segunda publicação da série (a primeira trata da conservação de abelhas). O livro é vendido pela editora Pelagic Publishing, mas a versão em pdf é distribuída gratuitamente.
Cada capítulo é dedicado a um tipo de ameaça à avifauna. São elas: a agricultura, o desenvolvimento residencial e comercial nas cidades, produção de energia e mineração, o setor de transportes, o uso de recursos biológicos, distúrbios causados pela invasão humana, modificação dos sistemas naturais, espécies exóticas, poluição e mudanças climáticas. De modo geral, todos estes problemas podem ser resumidos em uma grande ameaça, a destruição do habitat, sobre a qual trata o primeiro capítulo. Há ainda um capítulo específico sobre os resultados de solturas de animais criados em cativeiro (conservação ex situ), e outro sobre iniciativas de educação e sensibilização.
Atualmente vivemos uma enxurrada diária de informações. No meio acadêmico a quantidade de revistas e jornais especializados é tamanha que fica cada vez mais difícil filtrar o que é importante. Por isso a relevância de trabalhos como este, que revisam dados e resumem seus resultados. Como os próprios autores ressaltam, seu objetivo não é dar respostas, até porque isso seria impossível numa escala mundial. Mas fornecer evidências que auxiliem tomadores de decisão, como os responsáveis pela criação de políticas públicas e manejo de áreas verdes.
Sobre o livro:
Bird Conservation: Evidence for the effects of intervention
Autores: WILLIANS, David R.; et al
Editora: Pelagic Publishing
Ano: 2012