O gato doméstico provavelmente se originou no Crescente Fértil (região que engloba Irã, Iraque, Arábia Saudita, Turquia, partes do Egito e outros países próximos) há quase 10 mil anos. De lá para cá, nós fomos responsáveis por levar o gato doméstico para todos os cantos do mundo. Apesar de ser um felino de pequeno porte, o gato é um predador voraz. Estima-se que gatos soltos sejam responsáveis pela morte de 1,3 a 4 bilhões de aves todos os anos, só nos Estados Unidos.
Cat Wars é um livro que aborda essa difícil e complicada questão: o que podemos fazer para evitar o enorme impacto ambiental causado pelos gatos?
O problema não chega a ser uma novidade, mas exige solução o quanto antes. Os autores revisaram dados coletados desde o final do século 19, quando já havia pessoas preocupadas com a predação excessiva causada pelos gatos. A icônica história da extinção da cotovia-da-ilha-Stephen, em 1895 na Nova Zelândia, é contada logo no primeiro capítulo. Estudos recentes concluíram que gatos ferais contribuíram ou são considerados os principais responsáveis pela extinção de pelo menos 33 espécies de aves endêmicas de ilhas e ameaçam a existência de inúmeras outras espécies, tanto de aves como de pequenos mamíferos e répteis.
Sobre o livro:
Cat Wars: The Devastating Consequences of a Cuddly Killer
Autores: Peter P. Marra & Chris Santella
Editora: Princeton University Press
Ano: 2016