Preocupado com os últimos acontecimentos, o tiê-sangue (também conhecido como tiê-fogo, Ramphocelus bresilius) convoca os animais que vivem na Mata Atlântica para uma assembleia. O assunto é sério: a construção de um novo loteamento ameaça a floresta! A araponga (Procnias nudicollis) tem um plano, mas vai precisar da ajuda de todos. A anta, a cotia e a jaguatirica são alguns dos mamíferos que se prontificam a ajudar. Muitas espécies de aves típicas da Mata Atlântica também concordam em participar:
- Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus)
- Garça-moura (Ardea cocoi)
- Saíra-sete-cores (Tangara seledon)
- Gavião-bombachinha (Harpagus diodon)
- Martim-pescador-grande (Megaceryle torquata)
- Coruja-orelhuda (Asio clamator)
- Maria-leque-do-sudeste (Onychorhynchus swainsoni)
- Tiê-preto (Tachyphonus coronatus)
- Tiê-de-topete (Trichothraupis melanops)
O livro é indicado para crianças de 7 a 12 anos e pode ajudar na discussão de temas como: crescimento urbano, desmatamento, espécies ameaçadas, passagens de fauna e poluição das águas.
O tiê da Mata Atlântica é o segundo livro do projeto “Aves & Biomas”. O primeiro livro do projeto é O soldadinho da Caatinga, que tem como personagem principal o soldadinho-do-araripe. Esta série de livros está sendo escrita pela Cristina Rappa, jornalista e observadora de aves de longa data. As ilustrações são do Maurício Veneza, artista experiente que já ilustrou dezenas de livros infantis.
Sobre o livro:
O tiê da Mata Atlântica
Autora: Cristina Rappa
Ilustrações: Maurício Veneza
Editora: Florada Editorial
Ano: 2018