Viveiro de Pássaros conta a história de Manduca e Pinduca, pai e filho que fazem armadilhas para pegar passarinhos e prendê-los em um viveiro. Um dia, Pinduca encontra um pica-pau preso na arapuca. Revoltado com o aprisionamento, o pica-pau lidera uma rebelião no viveiro!
Viveiro de pássaros,
Bonito de olhar.
Mas quanta tristeza
No alegre cantar
A história infantil foi escrita por ninguém menos que Braguinha, também conhecido como João de Barro, famoso compositor de marchinhas de carnaval e de muitos sucessos da música popular brasileira. É dele, por exemplo, a letra da música Carinhoso.
Originalmente, Viveiro de Pássaros foi narrado por Sônia Barreto, numa gravação feita em 1980. Esta e outras histórias infantis faziam parte da nostálgica coleção Disquinho. Algumas destas histórias foram remasterizadas e hoje encontram-se à venda em CD. Mas Viveiro de Pássaros somente encontrei para comprar no iTunes.
O livro, lançado em 2012, ficou muito simpático com as ilustrações de Tatiana Paiva, artista plástica que trabalha com recortes de papel e tecido, além de desenho e pintura. Segundo o Zeca Baleiro, a leitura é indicada para crianças a partir de 6 anos. Leve e divertido, é um bom livro para tratar do assunto aves & gaiolas com a criançada.
Para espiar um pouco mais do miolo do livro e ter uma ideia de sua versão cantada, vale a pena assistir esta sugestão de leitura (feita para crianças) no programa Quintal da Cultura.
Sobre o livro:
Viveiro de Pássaros
Autor: Braguinha (João de Barro)
Ilustrações: Tatiana Paiva
Editora: Rocco Pequenos Leitores
Ano: 2012