Muita gente me falou deste livro. A maioria disse que leu quando criança e que marcou bastante. Apesar do autor famoso, eu nunca tinha ouvido falar. E confesso que não criei grandes expectativas. Imaginava uma historinha bobinha, sobre uma ave engaiolada que, na falta de coisa melhor para fazer, se tornaria a melhor amiga de um menino triste e solitário. Ah, e é claro que todos acabariam felizes para sempre.
Que nada! A história é super realista. Nem um pouco parecida com os livros infantis que já li. Me pergunto qual é a reação dos pequenos quando descobrem o final. Principalmente daqueles com complexo de Felícia.
O conto foi publicado pela primeira vez décadas atrás, com o título “Triste história de tuim”. E continua super atual. Aliás, as pessoas que vivem nas cidades continuam sem saber o que é um tuim. No livro, o filhote havia sido encontrado em um ninho de joão-de-barro. E não é que tem várias resenhas por aí explicando que o menino adotou um filhote de joão-de-barro e deu o nome de “Tuim” pra ele?
Só que tuim não tem nada a ver com joão-de-barro. Ele parece um periquito, mas tem a cauda bem curtinha. Por ser muito pequeno, muita gente pensa que o tuim é um filhote de periquito. Inteirinho verde, a única diferença entre o macho e a fêmea é que o macho tem uma mancha azul na asa. Se alimentam de frutas e sementes. Andam em casais ou em bandos. O ninho é feito em ocos de árvores, cupinzeiros e em ninhos abandonados de joão-de-barro ou pica-pau. São encontrados em grande parte do Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul e da região Norte.
“O menino e o tuim” é um conto tão curtinho que daqui a pouco esta resenha fica maior que ele. Rubem Braga traduziu em poucas palavras a relação entre crianças e seus bichinhos de estimação, de forma simples e sincera. Me surpreendeu.
Sobre o livro:
O menino e o tuim
Autor: Rubem Braga
Ilustrações: Maurício Veneza
Editora: Galerinha Record
Ano: 2013
3 Comentários
depois que cortou curtinho sou pena o garoto foi pegar comida pra ele e o tuim ficou no quintal e quando o garoto voltou tinha marca de sangue e ele vio o vulto do gato ruivo
Li esse livro quando eu era novinho ( anos 80 ), tava aprendendo a ler ainda. Mas eu chorei tanto no final: minha mãe teve q me consolar e meu irmão so ficava rindo. E eu chorando e falando: O Tuim morreu, o Tuim morreu.
Esse texto caiu numa prova que eu fiz e eu fiquei e dúvida! A pergunta é: O trecho da resenha que demostra a opinião sobre o livro é:
(. )”O menino e o tuim” é um texto tão curtinho que daqui a pouco essa resenha fica maior que ele.
(. ) “Rubem Braga traduziu em poucas palavras a relação entre crianças e seus bichinhos de estimação, de forma simples e sincera. Me surpreendeu”.
Segundo o gabarito apenas a última está correta, a meu ver a opinião engloba as duas, estou errada?