Sim, este é um livro sobre vampiros! Não os morcegos-vampiros (embora eles também apareçam na história), mas os vampiros da ficção mesmo, criaturas da noite que bebem sangue humano e aterrorizam as pessoas. E por que este livro está sendo comentado num blog sobre passarinhos? Porque os personagens principais da história são dois biólogos: um especialista em aves (ornitólogo) e um especialista em mamíferos (mastozoólogo)!
O Vampiro da Mata Atlântica é um livro de literatura fantástica, mas está contextualizado num mundo muito real. A Mata Atlântica do interior do estado de São Paulo é descrita de maneira apaixonante, como só alguém que conhece bem essa região poderia fazer. A autora, Martha Argel, é ornitóloga e trouxe muito de sua experiência nesta área para o livro. Não é a toa que o trabalho de pesquisa da dupla de biólogos é relatado em pormenores, mostrando como é feita a coleta de dados em campo, o registro das espécies de aves, a identificação de pegadas, a captura de morcegos, a escrita dos burocráticos relatórios técnicos…
Leitura rápida e agradável (só não dá pra dizer que é leve por conta dos hábitos alimentares do vampiro paulista), este livro é um exemplo de divulgação científica bem feita. Sugiro para todos que querem conhecer um pouco mais sobre o trabalho e os desafios enfrentados pelos biólogos brasileiros, com uma boa dose de mitologia e suspense!
Sobre o livro:
O Vampiro da Mata Atlântica
Autora: Martha Argel
Editora: Idea
Ano: 2009