Richard Prum esteve no Brasil em 2018 e tive a oportunidade de assistir uma palestra dele no Butantan, durante o Avistar. Lembro que saí do auditório extasiada com suas ideias sobre a evolução da beleza no reino animal. Agora, durante a quarentena, finalmente achei tempo para ler o livro onde ele explica tudo isso em detalhes: The Evolution of Beauty. Infelizmente, a publicação ainda não foi traduzida para o português.
Richard baseia-se principalmente em conceitos de seleção sexual concebidos pelo próprio Charles Darwin em “A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo”, de 1871. Este livro foi publicado 12 anos depois de sua obra mais famosa, “A Origem das Espécies”. Na época estas ideias de Darwin foram rejeitadas (até mesmo por Alfred Wallace, coautor da teoria da evolução pela seleção natural) e esquecidas.
A seleção natural não pode ser a única dinâmica em ação na evolução, sustentou Darwin em A Descendência do Homem, porque não pode explicar completamente a extraordinária diversidade de ornamentos que vemos no mundo biológico.
The Evolution of Beauty, Richard O. Prum (tradução livre)
The Evolution of Beauty traz uma análise da teoria da evolução com bases estéticas (e bastante subjetivas) proposta por Darwin, sob a ótica dos dados mais recentes disponíveis nos campos da Etologia e Genética. Ornitólogo e observador de aves apaixonado, Richard ilustra a maior parte da discussão com exemplos retirados do mundo das aves. O livro está recheado de descrições de comportamentos de lek em piprídeos (como o tangará-dançarino e a rendeira) e bowerbirds (aves da família Ptilonorhynchidae, encontradas na Austrália e Nova Guiné). Também aborda a complicada vida sexual dos patos e a origem das penas, nos dinossauros.
Nos últimos capítulos o autor dedica-se a explicar como a evolução da beleza teria influenciado a evolução dos primatas e do homem. Este é um campo minado por várias questões sociais e culturais e, portanto, bastante especulativo.
O conceito de que “a beleza acontece” e poderia ser uma importante força motriz no processo evolutivo, em equilíbrio com as pressões seletivas, é intrigante e provocante. Certamente vale a leitura e reflexão!
Ah, você pode ver uma palhinha do autor nesta live (devidamente legendada!) que ele fez mês passado durante o Avistar Conecta, em que ele comenta a percepção de cores na visão das aves.
Sobre o livro:
The Evolution of Beauty – How Darwin’s forgotten theory of mate choice shapes the animal world – and us
Autor: Richard O. Prum
Editora: Doubleday
Ano: 2017