Corvos são conhecidos por sua inteligência. Em experimentos de laboratório são capazes de solucionar problemas que exigem vários passos para chegar até uma recompensa (dá para encontrar muitos vídeos no YouTube mostrando testes feitos com corvos, como este que incluí 8 etapas!). Quando vi a bela ilustração de uma Scrub Jay na capa deste livro pensei que a autora enfatizaria os feitos de aves da família Corvidae e, possivelmente, da família Psittacidae (quem nunca ouviu falar das proezas de Alex, o papagaio-do-congo que aprendeu centenas de palavras e revolucionou o estudo da linguagem?)
Corvos e papagaios são incontestavelmente extraordinários (e merecidamente ocupam várias páginas do livro) mas Jennifer Ackerman também fala de outros tipos de genialidade, como a capacidade de navegação de pombos-correio e aves migratórias, o aprendizado de cantos complexos, aves que fazem verdadeiras obras de arte para atrair a atenção das fêmeas, memória espacial e temporal (imagine o desafio de um pequeno beija-flor para mapear suas fontes inconstantes de néctar), a capacidade de adaptação à novos ambientes…
A lista é longa e The Genius of Birds acaba sendo um resumo das últimas descobertas científicas na área. Gostei porque o livro questiona nosso conceito de inteligência, algo um tanto difícil de definir e de medir, principalmente sob uma visão antropomórfica. A leitura é agradável e em linguagem bastante acessível, senti dificuldade apenas para entender a descrição de alguns experimentos, acho que o livro poderia incluir algumas ilustrações esquemáticas. Também senti falta de fotos das aves citadas, afinal há exemplos de espécies de todo o planeta e precisei interromper a leitura inúmeras vezes para pesquisar as que não conhecia.
The Genius of Birds foi publicado em 2016 e, infelizmente, ainda não tem tradução para o Português.
Sobre o livro:
The Genius of Birds
Autora: Jennifer Ackerman
Editora: Penguin Books
Ano: 2016