O verdadeiro James Bond espiava pássaros. Jim, como ele preferia ser chamado, foi um grande ornitólogo vinculado à Academia de Ciências Naturais da Filadélfia, EUA, no século passado. Ele dedicou grande parte de sua vida ao estudo da avifauna das ilhas do Caribe (conhecidas antigamente como “Índias Ocidentais”) e escreveu um guia que foi referência sobre o assunto durante décadas: Birds of the West Indies, publicado em 1936.
Em 1952 o escritor inglês Ian Fleming procurava um nome “curto, pouco romântico e masculino” para batizar o personagem principal de seu livro Casino Royale. Ex-oficial do Serviço de Inteligência da Marinha inglesa, Fleming decidiu viver na Jamaica após o término da Segunda Guerra Mundial, quando deu início a sua obra. Ávido observador de aves, é claro que em sua estante não podia faltar o livro mais completo sobre as aves da região… O autor nunca negou a origem do nome do famoso espião, codinome 007. Muitos anos depois, Ian Fleming e Jim Bond chegaram a se encontrar!
Recém lançado, o livro The Real James Bond trata destas curiosidades e conta um pouco da história e das (verdadeiras) aventuras do ornitólogo, que participou de uma grande expedição à Amazônia brasileira em 1925 e depois visitou quase todas as ilhas caribenhas ao longo de quatro décadas. Jim enfrentou longas viagens de barco, doenças tropicais e mosquitos, assim como diversos empecilhos burocráticos. Afinal, era um americano portando uma arma (utilizada para a coleta de aves) e precisava atravessar fronteiras entre países com frequência, muitas vezes em períodos turbulentos.
Curiosamente, birdwatcher é uma gíria antiga para espião na língua inglesa. Afinal, é o disfarce perfeito para um agente secreto. Ornitólogos e observadores de aves viajam mundo afora carregando binóculos potentes, equipamentos estranhos e visitam lugares que nem sempre estão na rota do turista comum. De fato, naquela época muitos ornitólogos foram convocados para realizar missões secretas, inclusive alguns colegas de Jim (embora ele provavelmente não soubesse disso na época). E é claro que os fãs de 007 sempre poderão especular: teria sido Jim Bond um espião?
Ainda sem tradução para o português, The Real James Bond traz uma série se fatos interessantes sobre a vida do verdadeiro James Bond e do escritor Ian Fleming. Há também um capítulo sobre vários ornitólogos que efetivamente trabalharam como espiões para a CIA. Leitura rápida, o livro é todo ilustrado com fotos e documentos históricos, mas senti falta de um pouco mais de aprofundamento sobre o trabalho de pesquisa de Jim Bond. Sua expedição ao Brasil, por exemplo, é resumida a apenas três parágrafos.
Sobre o livro:
The Real James Bond: A True Story of Identity Theft, Avian Intrigue & Ian Fleming
Autor: Jim Wright
Editora: Schiffer Publishing
Ano: 2020
2 Comentários
[…] utilizadas neste artigo: Gadoo, Seigokan Brasil, Yahoo Esportes, Tricurioso, A Passarinhóloga e […]
Hum, bem legal, já tinha ouvido falar que era inspirado em um cientista mas nunca tinha buscado detalhes. E essa questão da associação do “birdwatcher” X espião é bem curiosa. Irei adicionar esse livro a minha lista de leitura. Valeu a dica.