Secretos bajos las Alas - capa do livro

Livro: Secretos bajo las Alas

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Descobri este livro em uma pequena livraria de Puerto Varas (cidade chilena que sediou a Feria de Aves de Sudamérica este ano). “Secretos bajo las Alas” ou “Segredos sob as Asas” é uma versão ilustrada e mais didática de um artigo científico publicado em 2016, onde a autora Consuelo Valdés Chadwick reuniu um pouco da história de personagens que emprestaram seus nomes a 75 das cerca de 500 espécies de aves encontradas no Chile. Naturalistas, exploradores, reis e divindades mitológicas foram homenageados em epônimos (como são chamados os nomes científicos inspirados em pessoas reais ou seres fictícios), deixando um grande legado histórico e cultural a ser explorado pela etnoornitologia.

Na foto abaixo dá para ter uma ideia de como o livro é por dentro. Na página da esquerda estão algumas informações sobre o mergulhão-de-orelha-branca (Rollandia rolland), conhecido no Chile como “pimpollo”. Seu nome científico homenageia Gunner Rolland, marinheiro que participou de uma expedição francesa que deu a volta ao mundo entre 1817 e 1820, a bordo da corveta L’Uranie.

Rollondia rolland | Mergulhão-de-orelha-branca

Aproveito a deixa para falar um pouco sobre a ave que aparece na página da direita: o “pimpollo tobiano” (Podiceps gallardoi) ou “maca tobiano”, como é conhecido na Argentina. Esta espécie encontra-se criticamente ameaçada de extinção devido ao desequilíbrio ecológico causado pelo introdução de duas espécies exóticas na Patagônia: a truta e o visão-americano (Neovison vison, carnívoro da mesma família do furão). Existem dois documentários que contam a história do declínio deste mergulhão; El Ocaso del Maca Tobiano (de 2012, narrado por ninguém menos que Ricardo Darín) e Tango in the Wild (lançado em 2017). O primeiro é em espanhol e o segundo em inglês, infelizmente acho que nenhum deles tem opção de legenda em português…

Voltando agora ao livro, gostei demais da proposta! Entre uma curiosidade e outra (por exemplo, você sabia que Zenaida auriculata – nome científico dado à nossa pomba-de-bando – é uma homenagem à princesa Zenaida Charlotte Julia Bonaparte, sobrinha de Napoleão e casada com um ornitólogo?) a leitura leva a muitas reflexões sobre a história da ornitologia chilena, que tem tantos paralelos com a história da nossa ornitologia brasileira. Adoraria ver um livro como este abordando nossa avifauna!


Sobre o livro:

livro-capaSecretos bajo las Alas – Biografías, geografias y mitos en los nombres científicos de nuestras aves
Autora: Consuelo Valdés Chadwick
Editora: Ediciones Universitarias de Valparaíso
Ano: 2016